Medicina Anti-Aging

Dra. Sandra Camacho

Medicina Anti-Aging

É uma medicina preventiva que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida, retardando sinais e sintomas relacionados com o envelhecimento.

TRATAMENTOS

Modulação Hormonal

É o conjunto de todas as medidas que garantem a formação de hormonas e o seu equilíbrio. Desde a alimentação, hábitos de vida saudável, suplementação e aí sim verificar se é necessário fazer reposição de hormonas bioidênticas. Estas têm uma estrutura molecular igual às hormonas que o nosso corpo produz naturalmente, permitindo que não aja efeitos secundários e que funcionem na falta das próprias hormonas do nosso corpo.

O nosso equilíbrio interno, é muitas vezes um espelho do nosso exterior. Muitos dos sintomas e sinais podem ser uma manifestação de desequilíbrios hormonais: mudança de humor, perda massa óssea, perda de elasticidade da pele, declínio cognitivo, alteração do sistema imunitário.

Chamamos o modelo de chave e fechadura.

As queixas mais frequentes de desequilíbrios hormonais são: maior flacidez, tendência a engordar, secura vaginal, falta de libido, irritabilidade, osteopenia/ osteoporose.

Oiça o seu corpo e valorize as suas queixas, procure ajuda especializada, faça exames de imagem, análises de modo a avaliar que também não apresenta contraindicações. A optimização através da alimentação, suplementação, exercício físico e reposição permitem uma melhor produção ou equilíbrio hormonal, mais energia, melhoria da qualidade de vida e bem-estar psicológico.

Muitas vezes a não procura médica, atrasa o tratamento das causas, sintomas e sinais. Isto é, má qualidade de vida.

Perimenopausa e Menopausa

A menopausa ocorre quando o ciclo menstrual cessa, e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Este período assinala o fim da fertilidade.

A idade média para a menopausa é de 51 anos nos países ocidentais. Factores que podem influenciar o início da menopausa são a etnia, meio ambiente, comportamentos alimentares e nocivos (exemplo álcool e tabaco).

A perimenopausa é a transição para a menopausa. As alterações menstruais começam em média 4 anos antes da menopausa (é muito variável consoante continentes). A perimenopausa (transição para a menopausa) pode ser de curta duração como alguns meses ou durar 8 anos. Caracteriza-se se pela diminuição da produção de hormonas pelo ovário.

A primeira hormona a baixar na mulher é a progesterona a DHEA, o que leva a alterações típicas do climatério.

As mudanças durante a perimenopausa e antes da menopausa devem-se há diminuição do número de óvulos nos ovários. Este declínio afeta os níveis de estrogénios e progesterona, para além de outras hormonas.

Mudanças no estilo de vida (atividade física, alimentação antioxidante e anti-inflamatória), medicamentos e suplementos alimentares podem ajudar nos sintomas e desconfortos provocados com a chegada da menopausa.

As mulheres podem continuar a ser poderosas, belas, maduras e sábias. Mas terão de preparar, tal como tudo na vida, um caminho saudável, equilibrado e inteligente de modo a manter um nível de energia e vitalidade.

🕒 Faça o seu perfil hormonal se sintomas de alerta e/ ou de preferência na década dos trinta anos através da consulta médica.
🕒 Manter estilo vida saudável, nutricional e emocional.
🕒 Efectuar o controlo das consultas e exames periódicos.

Através do acompanhamento correcto é possível minimizar os sintomas da Menopausa ou a Perimenopausa.

Hipotiroidismo

Hipotiroidismo é a condição em que a quantidade de hormonas produzidas pela tiróide se situa abaixo do normal, com repercussões ao nível do organismo.
A tiróide é uma glândula, localizada no pescoço, à frente da traqueia. Produz hormonas tiroideias como a tiroxina (T4), e tri-iodotironina (T3) e a calcitonina, que regulam o metabolismo do organismo. Ação: importante no crescimento e desenvolvimento, regulam a temperatura corporal , a frequência cardíaca e tensão arterial, funcionamento do intestino, controlo peso corporal, estado do humor. Os sintomas mais comuns são: mãos e pés frios, obstipação (prisão de ventre), fadiga matinal, pele seca, lentidão do pensamento e de reações, unhas quebradiças.

Entre os diferentes sintomas dos distúrbios da tiróide, as oscilações de peso são um dos sintomas que mais incomodam as pessoas. Para além deste sintoma, existem outros, também acompanhados por sinais físicos.
A avaliação da tiróide necessita de avaliação clínica, analítica completa e ecográfica.

Através do acompanhamento correcto é possível minimizar os sintomas do Hipotiroidismo.

Osteoporose

A osteoporose é responsável pelo aumento da fragilidade óssea, dores ósseas e aumento do risco de fraturas. Mas primeiro surge a osteopenia que é uma redução da massa óssea e que pode ser prevenida.

Para melhorar a osteopenia devemos identificar a causa e melhorar a qualidade óssea. Através da Medicina Anti-Aging é possível minimizar e retardar os efeitos da Osteoporose.

Queda de cabelo

Sabia que a queda de cabelo pode estar associada a questões hormonais ?

Nas mulheres a baixa de estrogéneos leva a um enfraquecimento do cabelo, combinada com outras deficiências hormonais.

Nos homens muitas vezes a queda de cabelo esta associada ao excesso de Dihidrotestosterona.

A queda de cabelo pode estar associada a várias doenças ou ser um efeito secundário de outras situações?

As alterações hormonais (défice de estrogénios) e nutricionais, défice de vitaminas, patologia da tiróide, ovários poliquísticos, stress crónico, depressão e ansiedade.

Através da medicina anti-aging é possível rever os efeitos da queda de cabelo.

Perda da líbido

A líbido corresponde à falta de desejo sexual, que pode ser influenciada por questões físicas ou emocionais. Pode também estar aumentando ou diminuída em determinadas fases da vida.


As hormonas que controlam a líbido são a testosterona no homem e estrogénios nas mulheres. Assim conseguimos perceber que as mulheres têm a libido mais aumentada no período fértil e menor líbido durante a menopausa.

Perda de peso

A partir dos 35 anos começamos a perder ao ano, 1 a 3% das nossas hormonas. Por vezes surgem sintomas que podem mascarar a verdadeira causa, por exemplo ter dificuldade em emagrecer.
Para obter uma resposta é fundamental fazer uma avaliação hormonal para perceber quais as hormonas em deficit.

 

Ao avaliar as analises apercebemos nos quais as alterações que existem e como podemos repor. A tiroide, a insulina, a DHEA, progesterona entre outras podem estar alteradas.

Homem / Andropausa

Os estudos científicos demonstram que apartir dos 40 anos, tanto nos homens como nas mulheres, começa a haver um declínio dos seus níveis de hormonas.
Ambos os sexos necessitam de um equilíbrio do cortisol, testosterona, estrogénios, hormonas tiroideias, DHEA, entre outras.

Através da medicina anti-aging é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida através do equilíbrio dos seus níveis hormonais e nutricionais.

Benefícios da Medicina Anti-Aging

• Melhoria da memória • Equilíbrio hormonal (estrógenos, tiroide, DHEA, Cortisol) • Protecção de Doenças cardiovasculares e D. Alzeimer • Bem estar emocional e humor • Melhor qualidade de vida • Emagrecimento • Melhoria da massa muscular • Melhoria da qualidade do sono

O Tratamento

A dúvida mais comum das pacientes é saber como funciona a abordagem do Anti-Aging. Após uma consulta médica, através da avaliação dos sintomas e sinais clínicos, apoiado por exames laboratoriais e de imagem específicos de acordo com a necessidade individual, é elaborado um plano de tratamento orientado para si.